Quantidade de Páginas visitadas

Trabalho da Professora Maria Lucia Teixeira de Lima PDE 2015

Título: Histórias em Quadrinhos: Um importante recurso para a formação de sujeitos-leitores.


Finalizando... a Implementação da Unidade Didática: Histórias em Quadrinhos: Um importante recurso para a formação de sujeitos-leitores. Agradeço a Deus por mais uma etapa vencida! Agradeço pela oportunidade de viver este momento! Um grande abraço de agradecimento para todos colegas do Colégio Heitor. Estou muito feliz por vencer mais um desafio. O meu agradecimento especial ao nosso Diretor Sérgio André Niemes que com sua determinação e sabedoria sempre incentiva e apoia o nosso trabalho, à Pedagoga Evelize que acompanhou todo o processo da Implementação, à minha Amiga Claudia Jonson que nas horas difíceis esteve sempre ao meu lado, ao Rodrigo, Ana e Dionete que não mediram esforços para ajudar, à minha Orientadora Célia Bassuma Fernandes, pessoa iluminada que foi meu suporte o tempo todo, às Professoras Silvia e Marion que tão prontamente vieram prestigiar o meu trabalho e aos meus amados e comprometidos alunos do 8º Ano A que trabalharam com muita dedicação e fizeram com que este momento acontecesse...


Que o nosso trabalho faça se presente além dos muros do Colégio, e seja transformador na vida cada um de nós.


Maria Lucia
















Exposição de Maquetes no Colégio Heitor

Os alunos do segundo A e B do Colégio Estadual Vereador Heitor Rocha Kramer, confeccionaram maquetes referente as fontes de energia renováveis e não renováveis, com orientação da professora Ozélia na disciplina de Geografia. As maquetes foram expostas e cada grupo apresentou e explicou seus trabalhos para as demais turmas que visitaram a exposição. Um dos objetivos foi motivar os alunos a conhecer e comparar as fontes de energia, formas de obtenção, limitações e representatividades na estrutura energética, nacional e mundial, além de aliar a teoria e a prática.











O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO TAMBÉM SE FAZ COM O PÉ NA ESTRADA

UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO TAMBÉM SE FAZ COM O PÓ DA ESTRADA


No dia 8 de fevereiro de 2014 os professores e funcionários fizeram, em uma das atividades programadas para a Semana Pedagógica, uma caminhada pelos bairros próximos ao colégio. Andamos por ruas asfaltadas mas a maior parte foi por estradas de chão, particularidade ainda marcante na região. Foi uma experiência coletiva de visualizar as características dos lugares onde vivem os alunos e obter elementos para melhor entender o modo de vida deles e a repercussão disso no espaço da escola e da sala de aula. Trata-se da Prática Social descrita por Vigostky, a qual evidencia a importância de se conhecer os vários ambientes e culturas dos nossos alunos, como ponto de partida para estruturar o Projeto Político Pedagógico da escola e subsidiar o planejamento do trabalho docente.


Foi bem explícita a reação dos professores ao perceberem as condições sociais e a falta de estrutura em alguns locais. Tais condições se refletem numa visão de escola por parte dos alunos que vem a corroborar com o que sempre afirmamos: a escola é para muitos alunos um espaço de múltiplas funções, que nem sempre estão de acordo com a dinâmica que deve conduzir para a aprendizagem.


Foram muitas as observações do grupo de professores: os hábitos rurais, o lixo, as brincadeiras de rua como opção de lazer, a falta de pavimentação, o tipo das construções, os terrenos baldios, entre outras. Importante destacar que alguns caminhos percorridos foram os mesmos que a maioria dos alunos percorre no trajeto escola-casa, o que permitiu entender suas dificuldades e a realidade que se torna conhecimento empírico na sala de aula.


Desta forma, acreditamos que esse contato com o “pó da estrada” proporciona uma leitura mais consistente da realidade e possibilita entender e replanejar o currículo. Acreditamos assim, conforme vimos na fala de Arroyo, seguir uma premissa da educação para os novos tempos: “... a escola tem que estar preparada para receber os desiguais”.





1ª Exposição Itinerante 2013 - projeto “O ensino de ciências: saberes e práticas escolares”

1ª Exposição Itinerante 2013 - projeto “O ensino de ciências: saberes e práticas escolares”










FUNDAMENTOS DE LEGISLAÇÃO TRABALHISTA BRASILEIRA
TRABALHO DO CURSO PROFUNCIONÁRIO INFRAESTRUTURA REALIZADO PELA FUNCIONÁRIA NEIVA BARBOSA DE OLIVEIRA

DIA INTERNACIONAL DA MULHER




VEJA MAIS
SEMANA PEDAGÓGICA – BRIGADA ESCOLAR


                                      VEJA MAIS
COLÉGIO HEITOR CELEBRA A CULTURA

Na última sexta-feira, dia 23 de novembro de 2012, o Colégio Heitor preparou um dia inteiro de atividades para celebrar a diversidade cultural.

CLIQUE AQUI PARA SABER OS DETALHES


PROPOSTAS CURRICULARES

CLIQUE AQUI PARA VER AS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS CURRICULARES


JANTAR DOS EDUCADORES 2012
Os educadores do Colégio Heitor, seus amigos e familiares, confraternizaram-se em um animado jantar que contou com entrega de presentes e sorteio de brindes. A animação continuou com muita música e dança. Num clima de descontração e alegria, a festa seguiu até altas horas.

Confira as fotos!



Para visualizar em tamanho maior, clique duas vezes nas imagens.

Veja também o vídeo exibido durante a festa.



Reveja os vídeos dos anos anteriores.

2011



2010


O Colégio Heitor Celebra o Centenário da Poetiza Helena Kolody
No dia 5 de outubro de 2012 os alunos e todo o quadro de educadores promoveram um dia de atividades especiais em comemoração ao centenário da poetiza paranaense Helena Kolody. Foram expostos trabalhos dos alunos sobre o tema e fez-se um cronograma para as turmas os prestigiarem. Após a execução do Hino Nacional foram feitas apresentações como recitação de haicais e teatro de marionetes.

Confira as fotos dos trabalhos!

Colégio Heitor Rocha Kramer organiza trabalho em radio jornalismo

Colégio Heitor Rocha Kramer organiza trabalho em radio jornalismo


 



 


Acessem o link e confiram a entrevista na radio cultura




http://www.centralcultura.com.br/noticia.asp?id=18302


PROPOSTAS CURRICULARES - 2012
Tarde do Bazar e do Pastel


     

Com o objetivo de estreitar as relações entre pais de alunos e a Instituição Escolar para além do dia da entrega de boletins. O Colégio Heitor promoveu no dia 19 de novembro (sábado) A Tarde do Bazar e do Pastel. Neste dia pais, alunos, professores, funcionários e demais segmentos da comunidade escolar foram convidados a vir até escola para prestigiar o bazar, as apresentações de alunos, praticar esportes e saborear os pastéis preparados pelos funcionários e professores do colégio.

Clique aqui para ver as fotos

Avaliação Nutricional






A Secretaria de Estado da Educação (SEED) está realizando a avaliação nutricional dos professores e funcionários da educação. A avaliação nutricional será realizada até o dia 30/11, sendo os professores de Educação Física da Instituição de Ensino, responsáveis pela coleta do peso e altura de todos educadores. Com os dados da avaliação em mãos, cada educador deverá responder o questionário disponível no link:


www.questionario.seed.pr.gov.br/index.php

O educador que trabalha em mais de uma Instituição de Ensino poderá escolher uma delas para realizar a avaliação.














Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito